quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lixeira Reciclável - Parte 5:

Definição de Ideias:

1. Lixeira com divisão para quatro tipos de lixo deiferentes.

Pontos Positivos: facilitaria na hora da reciclagem, pois os tipos de lixo estariam todos separados e nao com sempre, misturados. Estariam os quatro tipos de lixo no mesmo local, sem precisar se locomover a mais para achar uma lixeira apropriada para o tipo de lixo que voce tem na mão.

Pontos Negativos: diminui o espaço para cada tipo de lixo, precisando ser removido mais frequentemente.

2. Lixeira elevada do chão.

Pontos positivos: facilitar a limpeza das ruas e não permitir o acumulo de água em volta da lixeira, provocando a proliferação de fungos e a existencia de limo, diminuindo a vida útil do produto.

Pontos Negativos: aumenta o custo da lixeira, pois é necessário uma peça a mais, do que se ela fosse direto no chão.

3. Lixeira que possua uma cobertura ou tampa, fixa ou móvel.

Pontos Positivos: proteção contra a chuva, facilitação da coleta seletiva de lixo.

Pontos Negativos: pelo fato da tampa ser removivel, poderiam haver furtos.

Lixeira Reciclável - Parte 4

4.1 Brainstorm/Brainwriting:
  • Lixeira com formato do produto usado para a sua fabricação;
  • Ou ter formato do lixo que vai ser jogado dentro;
  • Lixeira redonda com abertura frontal;
  • Lixeira com formatos divertidos. Ex: flor, coração, estrela, bola, etc;
  • Lixeira, com o formato do corpo humano, ou ate mesmo bonecos;
  • Lixeira quadrada, com uma abertura em cima da outra;
  • Lixeira que possua uma especie de cobertura, fixa ou móvel para proteção contra chuva;
  • Lixeira com uma certa elevação do chão;
  • Lixeira com tampas removiveis pra facilitar a coleta de lixo;
  • Lixeira com divisão pra quatro tipos de lixo diferentes;
  • Lixeiras coloridas para identificação do lixo reciclavel.

Análise Sincrônica:


  • MITRA:



A Mitra oferece uma gama altamente diversificada de produtos, desde os mais simples aos modelos mais complexos. Conforme o modelo escolhido, as lixeiras podem ter as opções de travamento de tampa, ploter dos símbolos da coleta seletiva, pedal e tampa báscula.
A qualidade das lixeiras produzidas pela Mitra é reconhecida pelo setor público e privado. Constantemente, instituições como a Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e Vigilância Sanitária sugerem os produtos da Mitra aos estabelecimentos que inspecionam, já que as lixeiras atendem perfeitamente às exigências dos órgãos reguladores.
Os materiais utilizados são tão diversificados quanto os modelos. Metal, plásticos mais resistentes, inox ou madeira são trabalhados de acordo com funcionalidades, dimensões, cores e formatos. Assim, os produtos podem ser adaptados a cada escritório, empresa ou comércio.




Lixeira divertida em formato de lápis,
produzida em poilietileno, sem soldas ou emendas,
através do processo de rotomoldagem, com tratamento UV.
Altamente resistente a impactos e alta durabilidade da
coloração. Capacidade para 20 litros. Disponível nas cores
da coleta seletiva.

Análise Sincrônica:

  • MARFINITE:


A empresa trabalha basicamente com o Polipropileno e o Polietileno.Utiliza em seu processo de produção, sobretudo, matérias-primas da indústria petroquímica nacional, que são modificadas com cargas minerais, fibras e estabilizantes à luz, etc., seguindo formulações das mais avançadas técnicas, para acrescentar qualidade extra aos produtos.



Lixeira feita a partir de material virgem.








Lixeira feita a partir de material reciclado.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Continuação...Parte 3

3.2 Análise Sincrônica: Concorrentes do Produto

  • FUNILAR: Indústria e Comércio Ltda, estabelecida em Belo Horizonte, usa o lema de produzir com nobreza não é à toa. O cuidado por um produto de qualidade final indiscutível começa com a escolha da melhor matéria-prima, a todo um cuidado especial durante as fases de fabricação e um controle de qualidade perfeito.

Produtos:




Conjunto seletivo composto de 04 lixeiras sextavadas de chapa e tela em aço 1.020, com pintura eletrostática, com pedestal de metalon .







Lixeiras de polietileno, basculante, seletiva no formato oval, com capacidade para 38 litros, possui estaca de metalon em pintura eletrostática na cor preta.

Lixeira Reciclável - Parte 3

3 Benchmarking

3.1 Análise Diacrônica:

História da Lixeira:

"Os problemas ambientais arrastam-se desde a antiguidade. A acumulação de resíduos produzidos no dia a dia deu origem à primeira lixeira, segundo consta, por volta do ano 500 A.C. Durante a Idade do Bronze, na cidade de Tróia, os resíduos produzidos no dia-a-dia eram depositados no chão das habitações e posteriormente, com alguma periodicidade, eram cobertos com camadas de terra."

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/lixeira

História do Lixo:

"No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a terra. Quando a comida começava a ficar escassa, eles se mudavam para outra região e os seus "lixos", deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.
À medida em que foi "civilizando-se" o homem passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou também a desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.
Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos. A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial - que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo - a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e não suas conseqüências.
Entretanto, a partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma reviravolta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso: fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da Terra despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Nesse "despertar", a questão da geração e destinação final do lixo foi percebida mas, infelizmente, até hoje não vem sendo encarada com a urgência necessária.
"O lado trágico dessa história é que o lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. Quanto mais pujante for a economia, mais sujeira o país irá produzir. Ë o sinal de que o país está crescendo, de que as pessoas estão consumindo mais. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. Na metade do século, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. "

Site: http://www.ufmg.br/proex/geresol/lixohistoria.htm

Painel de Inspiração


Continuação...Parte 2

2 Pesquisa

2.1 Coleta de informações do tema:

- 2.1.1 Textos:

"LIXO: É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido."

"Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades."

"- Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
- O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes cidades.
- Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 quilos de papel velho se evita o corte de uma árvore.

-Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos. "

- Livros:

- JAMES, Barbara, Lixo e Reciclagem, 3ed, São Paulo, 1993.

- ALBUQUERQUE, Beto, O Lixo, 2ed, Rio Grande do Sul.


- Sites:


-http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html

http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/


2.2 Público Alvo:

- Todos os habitantes da cidade que transitam a pé nas ruas;

- Catadores de lixo reciclável.



Lixeira Reciclável - Parte 2

2 Pesquisa:

"Lixeira é um repositório onde se
armazena lixo temporariamente. É muito comum em centros urbanos onde os lixos jogados na rua podem causar a proliferação dos animais transmissores de doenças e pode também entupir bueiros causando enchentes."

Lixeira Reciclável : Parte 1

1 Problema


1.1 Contextualização:


- Qual é o problema:
Implantar lixeiras com separação para recicláveis nas ruas de Jaraguá do Sul.

1.2 Definição do Problema:


- Objetivos Específicos:
· Lixeiras para serem colocadas em calçadas, ao alcance de todos os habitantes;
· Facilitar a coleta seletiva;
· Ser produzida a partir do próprio material reciclado;
· Conter etiquetas identificando qual o tipo de lixo vai em cada cor e pequenas informações sobre o tempo de decomposição;
· Torná-la atrativa;

1.3 Cronograma:


Data:

07/05
Postar no blog do ponto 1 até o 4.1 da metodologia.
20/05
Fazer do ponto 5 até 6.2 da metodologia.
21/05
Pesquisar novas tecnologias e definir qual será usada.
04/06
Trabalhar com os pontos 9 e 10 da metodologia.
25/06
Fazer a Solução final: envolvendo a conclusão e a análise de todo o processo.
09/07
Apresentação