sábado, 4 de julho de 2009

Tecnologias Pesquisadas: Parte 7

PEAD: Polietileno de Alta Densidade; densidade igual ou maior que 0,941 g/cm3. Tem um baixo nível de ramificações, com alta densidade e altas forças inter-moleculares. A produção de um bom PEAD depende da seleção do catalisador. Alguns dos catalisadores modernos incluem os de Ziegler-Natta, cujo desenvolvimento rendeu o Prêmio Nobel ·

Características:

Resistente a baixas temperaturas;
Alta resistência à tensão; compressão; tração;
Baixa densidade em comparação com metais e outros materiais;
Impermeável;
Inerte (ao conteúdo), baixa reatividade;
Atóxico
Pouca estabilidade dimensional

O polietileno é usado para diferentes tipos de produtos finais, e para cada um deles são utilizados processos diferentes. Entre os mais comuns, estão:
Extrusão: Película, cabos, fios, tubulações.
Moldagem por injeção: Partes em terceira dimensão com formas complexas
Injeção e sopro: Garrafas de tamanhos diferentes
Extrusão e sopro: Bolsas ou tubos de calibre fino
extrusão e sopro de corpos ocos: Garrafas de tamanhos diferentes
Rotomoldagem: Depósitos e formas ocas de grandes dimensões

O polietileno tem uma cor leitosa translúcida, podendo ser modificada com três procedimentos comuns:

Acrescentar pigmento em pó ao PE antes de seu processamento
Colorir todo o PE antes de seu processamento
Usar um concentrado de cor (masterbatch), que representa a forma mais econômica e fácil de colorir um polímero.

Alternativa:

Polietileno Verde:

A Braskem, maior fabricante de resinas termoplásticas da América Latina, começa este ano a investir para que a unidade do Pólo Petroquímico de Triunfo (RS) alcance 200 mil toneladas anuais de produção de polietileno 'verde'-- feito a partir de fontes renováveis de matérias-primas -- até 2010, segundo comunicado da empresa nesta quinta-feira.
Somente para a produção do polímero, a companhia vai investir entre 400 milhões e 500 milhões de reais, dentro de um projeto de investir 1 bilhão de reais no pólo gaúcho em três anos.
A decisão estava entre Triunfo e Camaçari, na Bahia, locais onde a empresa via condições para abrigar essa unidade. Por isso, ela já havia pedido a licença ambiental nas duas regiões.
O projeto nasceu com a intenção de se produzir 100 mil toneladas anuais, como informou o presidente da empresa, José Carlos Grubisich, em encontro com a imprensa no início de maio.
Diante da demanda mundial por produtos feitos a partir de fontes renováveis, a companhia já dobrou o projeto e agora planeja produzir 200 mil toneladas anuais. Antes mesmo de iniciar a produção, entretanto, a Braskem informou já ter detectado uma demanda três vezes superior, de 600 mil toneladas.
A empresa já distribuiu amostras do polietileno ecológico a clientes, a partir de uma produção em escala piloto de 12 toneladas em Paulínia (SP). Nesta quarta-feira, ela anunciou parceria com a Estrela para que peças do Jogo Imobiliário da empresa de brinquedos sejam feitas a partir de polímero verde.


Polipropileno (PP): é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do PE, mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Principais propriedades:

Baixo custo;
Elevada resistência química e a solventes;
Fácil moldagem;
Fácil coloração;
Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga;
Boa resistência ao impacto acima de 15 °C;
Boa estabilidade térmica;
Maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.

Aplicações:

Brinquedos;
Copos Plásticos;
Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;
Carcaças para eletrodomésticos;
Fibras;
Sacarias (ráfia);
Filmes orientados;
Tubos para cargas de canetas esferográficas;
Carpetes;
Seringas de injeção;
Material hospitalar esterilizável;
Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias,interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo).
Peças para máquinas de lavar.
Material aquático(pranchas de bodyboard).

Acrílico: é um material termoplástico rígido e transparente, também pode ser considerado um dos polimeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado. Por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência. O acrílico é hoje o material mais usado pelas principais marcas do mercado que querem associar o seu nome a nobreza deste material.

O acrílico pode ser considerado um dos polímeros mais modernos e com maior qualidade do mercado, apresenta brilho, transparência, beleza, durabilidade e leveza. Tal característica faz desse material um instrumento de decoração visado por designers, decoradores, arquitetos, engenheiros, lojas de adornos e presentes. As placas de acrílico podem ser trabalhadas ou transformadas de acordo com técnicas muito variadas: industriais, artesanais ou artísticas. O acrílico é um material nobre que tem sua aplicação em praticamente todos os ramos de atividade, como lojas, museus, hotéis, supermercados, escolas, restaurantes, consultórios, laboratórios, bancos, indústria naval e etc. Por sua excelente luminosidade, são ideais em letreiros para publicidade de marcas e logotipos, tornando baixo o custo de energia elétrica na iluminação.

Policarbonatos: são um tipo particular de polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato (-O-(C=O)-O-). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design.
O tipo de policarbonato mais utilizado é o bisfenol A. Por vezes o termo policarbonato é utilizado como sinónimo deste químico particular.
Características dos policarbonatos: densidade:1,20. cristalinidade muito baixa, termoplástico, incolor, transparente.
Propriedades marcantes dos policarbonatos: semelhança ao vidro, porém altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes ( os demais são: PA e POM) O policarbonato está se tornando um material comum no uso do dia-a-dia. Produtos feitos com policarbonato são por exemplo os óculos de sol e os Cds. São reciclaveis.

PET - Poli (Tereftalato de Etileno): é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros como embalagens termoformadas, chapas e cabos para escova de dente.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. Devido as características já citadas e o peso muito menor que das embalagens tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção. Por tudo isso, oferece ao consumidor um produto substancialmente mais barato, seguro e moderno.

As embalagens Pet são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário